segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sobe o pão e sobem os combustíveis

Pelos vistos até o preço do pão vai subir. Ora o pão, como sabemos, é talvez um dos bens mais essenciais à vida dos portugueses, sobretudo os das classes mais desfavorecidas. E dizem os entendidos que é um aumento inevitável, dado o também aumento dos factores de produção.
Não sendo bens tão essenciais como o pão, os combustíveis continuam a subir e muito. Mais, nesta última subida o gasóleo atinge um máximo histórico e a gasolina, não chegando ainda ao chamado máximo histórico, fica muito perto dele. Ao ritmo a que os preços dos combustíveis sobem, qualquer dia só andam na rua carros de alta gama, pois não é possível que os cidadãos da classe média continuem a poder suportar os aumentos. Há um ano, cinquenta litros de gasolina custavam menos 8,5 cêntimos, é obra! Mas a Galp continua a apresentar lucros de centenas de milhões euros em cada trimestre. Eu pergunto: Se, justificando-se com a crise, o Governo me corta na pensão de reforma, me aumenta os valores da retenção na fonte, me tira o subsídio de férias e o de Natal, me aumenta os valores das taxas moderadoras, etc, etc, ou seja me obriga a viver cada vez mais com menos dinheiro, porque não interfere no preço dos combustíveis? Se calhar, digo eu, para que as acções da Galp não caiam e os grandes accionistas não fiquem um bocadinho menos ricos; não será?



2 comentários:

500 disse...

8,5 euros e não cêntimos, não é?

4pereiro disse...

É verdade, 8,5 euros. As minhas desculpas pelo erro