quarta-feira, 15 de maio de 2024

EFEMÉRIDES

Morte, por execução, de Ana Bolena


 Ana Bolena (c. 1501/1500 – 19 de maio de 1536) foi a segunda esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, de 1533 até a anulação de seu casamento, dois dias antes de sua execução em 1536. Seu casamento com Henrique VIII foi polêmico sob o ponto de vista político e religioso e resultou na renúncia à autoridade papal na Igreja da Inglaterra, que se tornou independente de Roma. A ascensão e queda de Ana Bolena, considerada a mais controversa rainha consorte da Inglaterra, inspiraram numerosas biografias e obras ficcionais.



(Foto e texto retirados da Wikipedia)

5 comentários:

Janita disse...

Depois desta (esposa) ainda viriam mais cinco...

500 disse...

Homem dos sete ofícios.
Casou, descasou, recasou, zangou-se com Roma e fundou a Igreja Anglicana, mandou matar e mais faria se tivesse vivido uns anos mais.
Desde já, uma boa noute.

Janita disse...


Neste meu isolamento forçado que me mantém em prisão domiciliária desde sexta-feira, quando não estou na cama estou no sofá, então tenho visto imensos filmes. Hoje vi um sobre a rainha Maria Antonieta e o seu marido que me mostrou um lado muito interessante acerca da vida de ambos.
Segundo o filme, a vida desregrada da rainha em matéria de festas, jantaradas, trajes, sapatos e perucas, foi para afogar a mágoa de se ver rejeitada, ou ignorada, noite após noite pelo rei que, se não sofria de misoginia, parecia.
A malta da Corte já dizia que ela era estéril...
Afinal, Maria Antonieta até era uma boa pessoa.
Boa noute, então.

maceta disse...

já naquele tempo gostavam deste desporto...

500 disse...

Janita:
O que se passa consigo? Faço votos para que não seja nada de grave.
Rápidas melhoras e durma bem.
-----------
Maceta:
Já muito antes se praticava esse desporto, favorito que era de muitos senhores da respectiva época.