domingo, 19 de maio de 2024

EFEMÉRIDES

 


Em 19 de Maio de 1936, é fundada a Organização Nacional da Mocidade Portuguesa que obrigatoriamente gramei do 1.º ao 5.º ano do liceu e que quase me fez perder o 3.º ano por excesso de faltas (uma), do que não tinha apercebido. Nunca fui "promovido", por má conduta. No 6.º ano pirei-me para a Milícia, ministrada no Quartel de Infantaria 13, em Vila Real, onde, apesar de tudo, havia outra maneira de lidar com os jovens que então éramos, sem o nacionalismo bacoco da Mocidade.




Em 1937, haveria de ser criada a Mocidade Feminina, onde as meninas aprendiam lavores para virem a ser boas fadas do lar.



4 comentários:

Janita disse...


...eu, na pré adolescência, e ainda no Alentejo, fui uma dessas meninas educadas para serem fadas do lar. :)

Bom Domingo!

maceta disse...

Apanhei ainda em decadência acentuada esse tempo, cantávamos muito na aula de canto coral o "lá vamos cantando e rindo..." e ainda hoje me dá vontade de rir...

500 disse...

E a Janita atingiu o grau máximo de Fada do Lar, com diploma e tudo, ou nem por isso?

-------

Maceta,
A MP era uma seca. Formar, alinhar, desfilar, cantar o Lá Vamos... , vestidos sempre a rigor, a fazer o gesto nazi com o braço levantado e outras merdas que não interessavam nem ao Menino Jesus. Desporto pouco havia. E no 1.ª de Dezembro tínhamos que desfilar pela ruas da cidade a cantar o hino da MP. O reitor da época era Comissário da MP e um fanático do regime. Haveria de ser mais tarde reitor de um liceu do Porto.
Na aula de canto coral não me recordo de ter que cantar o hino.

JANITA disse...


Nem por isso!...:)