quinta-feira, 8 de novembro de 2018

SANTOS DO DIA





Nas Igrejas Católica e Ortodoxa hoje é Dia dos Quatro Mártires (ou Santos) Coroados

(Pintura de Mario Minniti)





e na Igreja Católica é celebrado o Dia de Santa Elisabeth da Trindade

2 comentários:

Janita disse...

Vá lá saber-se o porquê, houve algo que me levou a querer saber mais sobre Santa Elisabete da Trindade, e vi isto:

...Em um de seus testemunhos, Elisabete conta que, em um Natal, quando ela tinha provavelmente entre 4 a 5 anos, sua mãe emprestou a sua boneca para servir de menino Jesus no presépio da Igreja. Quando a pequena Elisabete, na missa da noite de Natal, olhou para dentro da manjedoura e reconheceu a boneca, fez um grande escândalo, chamando o padre de malvado e exigindo que ele lhe devolvesse a boneca.
Esse foi um pequeno exemplo de quanto esta jovem de temperamento forte, precisou ser trabalhada no auto-domínio e na ternura.


Ao ver a imagem terrível dos quatro Mártires, não posso deixar de me interrogar sobre que espécie de 'trabalho' terá sido esse para moldar o temperamento impulsivo da jovem Elisabete...

É por estas e por outras que eu, sendo cristã, porque acredito que existiu um homem de nome Jesus Cristo, que revolucionou o poder de um reino hipócrita, com a sua crença, detesto tudo o que se faz à força, sem respeitar a liberdade de opção, para criar pseudos 'deuses' e novos poderios religiosos, seja lá qual for a religião.

500 disse...

Ena, que a Janita hoje expandiu-se!
Santos há muitos, verdadeiros, alguns, digo eu entendido que não sou na matéria.
Também acredito que Jesus Cristo passou por aqui e que expulsou do Templo os vendilhões, que por essas e outras O condenaram. O Seu exemplo nem sempre foi seguido. A Igreja Católica (e não só) retrocedeu durante séculos e em muitos aspectos. A Santa Inquisição e também a evangelização forçada dos povos "descobertos" são alguns dos grandes 'pecados' da Igreja Cristã, nomeadamente da Católica.
Assunto que dava para mangas...
b