quinta-feira, 16 de agosto de 2018

EFEMÉRIDES



Neste dia,















Ó Virgens!

Ó virgens que passaes, ao sol-poente,
Pelas estradas ermas, a cantar!
Eu quero ouvir uma canção ardente
Que me transporte ao meu perdido lar...

Cantae-me, n'essa voz omnipotente,
O sol que tomba, aureolando o mar,
A fartura da seara reluzente,
O vinho, a graça, a formozura, o luar!

Cantae! cantae as limpidas cantigas!
Das ruinas do meu lar desatterrae
Todas aquellas illuzões antigas

Que eu vi morrer n'um sonho, como um ai...
Ó suaves e frescas raparigas;
Adormecei-me n'essa voz... Cantae!

António Nobre, in 'Só'

em 1867, nasce António Nobre, poeta português





em 1958, nasce Madonna, cantante norte-americana (que agora reside em Lisboa)




em 1977, morre Elvis Presley, cantante norte-americano

4 comentários:

Janita disse...

O João dorme... (Ó Maria,
Dize áquella cotovia
Que falle mais devagar:
Não vá o João, acordar...)

Beijinhos, inté mais logo!! :)

Janita disse...

Madonna?? Não sei quem é!!

Like a vingin? Tá bem abelha...

500 disse...

Olhe que estive para publicar esse!
Julgo que não perde por aí além por não conhecer (?) a dama, like a virgin
E do Elvis, não diz nada?
Inté

maceta disse...

virgens em quê?