segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CONTRIBUTOS EXTERNOS


As virtudes da melancia

Por Antunes Ferreira
Estamos em pleno Verão, o calor aperta, os graus chegam aos 40 e mais, as praias enchem-se, as férias no estrangeiro estão cada vez mais difíceis, a crise e austeridade teimam em ficar. Há quem prefira o campo, mais tranquilo e mais ameno, o cheiro a flores herdado da Primavera, os pinhais cujas folhas não caem, as searas e os rosmaninhos, enfim uma panóplia de verdes e de cores variegadas.
O Estio tem uma variedade de frutos que nos espanta. Dentre eles avulta a melancia. Fresca, saborosa, vermelha por dentro, verde por fora – na brincadeira costuma até dizer-se que é do Partido os Verdes… - que muitos dizem que é só água, por isso a sua prescrição sem receita dum qualquer João Semana, mata a sede e, em resumo, é barata, coisa difícil de encontrar nos dias de hoje.
Por incrível que pareça especialistas em vitaminas e outros componentes consideram a melancia como um armazém de vitaminas e nutrientes diversos que obviamente podem proporcionar aos humanos uma maior e melhor qualidade de vida. Porque estamos na estação do ano resolvi trazer aqui esta fruta da época tentando dar a conhecer as suas múltiplas valências.
Chegado aqui, tenho de avisar quem ainda me consegue ter, ou seja, me aturar, que daqui em diante procurarei fazer – não sendo exaustiva, longe disso – uma informação sobre a composição e vantagens do consumo da melancia. Com nutrientes como o licopeno, vitamina A, vitamina C e a citrulina. Esta é um aminoácido não essencial, ou seja, não produzido pelo corpo, é um dos mais importantes na questão alimentar, na manutenção da boa forma física e outras. O site Little Things partilhou uma lista de nove benefícios de comer uma fatia de melancia por dia:
1. Deixa a pele saudável e bonita. De acordo com  especialistas a vitamina A da melancia ajuda a promover o crescimento do tecido corporal, fazendo com que a pele fique fresca, hidratada e com óptimo aspecto.
2. Promove a saúde cardiovascular. O licopeno presente na melancia melhora as funções cardíacas e outras substâncias como a vitamina C, as catenoides e o potássio ajudam a reduzir o colesterol e a proteger o coração de várias situações perigosas.
3. Contribui para a saúde dos rins. Pela água que contém, a melancia aumenta o fluxo urinário sem sobrecarregar os rins. Alivia a pressão nos rins e livra do excesso de fluidos.
4. Melhora a visão. A vitamina A na melancia pode ajudar a proteger contra a degeneração macular relacionada com a idade, bem como prevenir a cegueira nocturna.
5. Contribui para a saúde óssea. A melancia contém licopeno e potássio que fortalecem os ossos e as articulações, ajudando a reduzir o risco de lesão ou deterioração dos ossos.
6. Reduz a tensão arterial. A boa quantidade de potássio e magnésio que está presente na melancia é muito benéfica para reduzir a tensão arterial
7. Alivia a dor muscular. A melancia também é muito boa para combater a inflamação e reduzir as dores musculares.
8. Combate a asma. Os especialistas da Medical News Today escrevem que o consumo de quantidades elevadas da vitamina C na melancia pode ajudar a diminuir os riscos do desenvolvimento de asma. E para quem já sofre de asma, os nutrientes da melancia podem ajudar a melhorar a saúde geral dos pulmões.
9. Combate o cancro da próstata. Como foi publicado no Live Science, a melancia pode ser útil para reduzir o risco de cancro graças às suas propriedades antioxidantes. O licopeno, em particular, tem sido ligado à redução do cancro da próstata, de acordo com o National Cancer Institute.

Com estes dados e conselhos sobre o “fruto essencial” para o Verão que colhi junto de especialistas e publicações dedicadas à saúde e ao nutricionismo, penso ter dado algumas dicas para ajudar a ultrapassar a canícula. Boa vida, boa saúde, bom Verão com a boa melancia.

Sem comentários: