sábado, 8 de agosto de 2015

CONTRIBUTOS EXTERNOS

Cada cavadela cada minhoca

Por Antunes Ferreira


O Partido Socialista (do qual sou militante, como é sabido e para que não haja dúvidas) anda em maré baixa. António Costa tem a obrigação de deitar a mão e meter nos eixos quem não teve o cuidado de prever tantos desvarios que estão a acontecer na pré (?) campanha eleitoral. Quem não teve cuidado? Ou será que quem não sabe ou não quer saber que o PS está metido não num ninho de serpentes, mas em vários. A incompetência ou a má intenção podem levar ao descalabro. Cada cavadela, cada minhoca…
Eles são os infelizes out-doors, a candidatura (?) de Maria de Belém Roseira a Presidente da República, apoiada, tanto quanto se sabe por muitos socialistas e que agora vai ser desafiada por cem “notáveis” a correr para Belém, ele é a falta de agressividade do secretário-geral que, assim, não conseguirá chegar a primeiro-ministro e nem pensar em maioria absoluta.
Vamos por partes. Dois cartazes out-doors dos homens do Largo do Rato levantaram uma polémica desnecessária: ambos sobre o gravíssimo problema do desemprego que o PS quer, pelos menos, diminuir as suas percentagens, tudo acompanhado do dize-tu-direi- eu com o (des)Governo sobre esta temática que mete ao barulho o INE e os números apresentados quanto ao número de desempregados e sua comparação com anteriores.
Resultado: os cartazes infelizes originaram críticas e gozos nas redes sociais e não só. A coisa aqueceu e o Largo do Rato viu-se obrigado  a um pedido público de desculpas a Edson Athayde e aos implicados na campanha, depois de a segunda vaga de cartazes ter voltado a incendiar as citadas redes. Uma verdadeira bronca que não faz bem ao PS, bem pelo contrário. Estava o caldo entornado como se usa dizer e a sopa ficava reduzida ao esturrado.

O que o Partido Socialista (de que, relembro e acentuo, sou militante de base e um dos primeiros a apoiar a mudança da ASP para partido) tem vindo a fazer é um verdadeiro despautério e não pode simplesmente aguardar o debate Costa/Coelho de 7 de Setembro que está a chegar. O que leva a bater palmas a coligação, com a excepção de Portas que também queria debater numa posição irrevogável.
Desculpas não curam diz o povo na sua sapiência milenar. Ilibando todos os que dirigem e participam na organização da pré (?) campanha eleitoral é bonito mas também é esfarrapado. Pode perguntar-se se a organização dessa campanha entregue em mãos competentes, diz o PS, por que bulas os infelizes cartazes foram encomendados a quem no mínimo não soube avaliar do barulho que causariam ou mesmo evita-lo?
 Acontece que os cartazes contêm múltiplos erros: desde a mulher que está desempregada há cinco anos, ou seja, desde o Governo de José Sócrates, até à rapariga que acusa o PS de ter-lhe inventado uma história e de ter publicado a sua imagem sem autorização… Ao fim dumas horas (mais um erro) saiu um comunicado:
"O PS pede desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas". A nota esclarece que os cartazes não são da autoria de Edson Athayde e adianta que "o PS solicitou já esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento".
"Está farto de ver o trabalho criticado e tem um percurso para defender", disse fonte do partido ao JN, ainda antes de ser conhecido o pedido de desculpas. E diz mais. Quem aparentemente não tem desculpa, assegura a mesma fonte, é o director da campanha, Ascenso Simões. "A escolha do nome não foi unânime. E com a polémica dos cartazes e a opção pela falta de reacção, há quem pense, no partido, que ele fez um trabalho importante no passado, mas já está datado, porque não conseguiu adaptar-se a este tempo em que uma resposta não pode ser adiada três dias".
Segundo ainda publica o Jornal de Notícias, para António Galamba, público apoiante de António José Seguro, a explicação é simples: "Há dois problemas, não foi feita uma avaliação do impacto que teriam as mensagens e há subvalorização do poder das redes sociais, enquanto os outros as usam para contra-informação", o que de qualquer maneira eleva a fasquia da vitória exigida a António Costa.
No concernente ao candidato a Belém, parece, sublinho parece, que não haverá apoio a Sampaio da Nóvoa nem a Roseira. Por isso permito-me perguntar: em que ficamos?




2 comentários:

Anónimo disse...

NO COMMENT

https://www.youtube.com/watch?v=1El2GwcF9c8

maceta disse...

tem que meter a mão na massa senão são amassados...