sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PS

O candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, propõe a possibilidade de simpatizantes participarem na eleição directa do secretário-geral deste partido e de haver primárias para a escolha de candidatos a titulares de cargos políticos.
O projecto de revisão dos estatutos que António Costa levará ao próximo congresso do PS, ao qual a agência Lusa teve acesso, estabelece que "a eleição directa do secretário-geral pode admitir a participação dos simpatizantes do PS, nos termos definidos pela Comissão Nacional".
"A Comissão Nacional, com a faculdade de delegar na Comissão Política, pode deliberar sobre convocatória de eleições primárias para a escolha de candidatos a titulares de cargos políticos, nos termos e condições estabelecidos em regulamento próprio", lê-se no projecto do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que foi coordenado pelo deputado do PS e ex-ministro Jorge Lacão.
No mesmo sentido, fica previsto no artigo relativo aos direitos e deveres dos simpatizantes que estes podem ser chamados "a participar na eleição directa para secretário-geral do PS, ou em eleições primárias quando tenham lugar, por deliberação dos órgãos próprios do partido".
Se estas alterações forem aprovadas, as eleições primárias - abertas a simpatizantes - passarão a vigorar nos estatutos dos socialistas, embora não de forma imperativa, mas como uma possibilidade.
Económico online
Muito bem. A minha dúvida é: qual o papel dos militantes, pagantes?

Sem comentários: