sábado, 18 de julho de 2020

EFEMÉRIDES



Cesário Verde, por Columbano)

Neste dia, em 1886, morre José Joaquim CESÁRIO VERDE, poeta português



VAIDOSA


Dizem que tu és pura como um lírio
E mais fria e insensível que o granito,
E que eu que passo aí por favorito
Vivo louco de dor e de martírio.

Contam que tens um modo altivo e sério,
Que és muito desdenhosa e presumida,
E que o maior prazer da tua vida,
Seria acompanhar-me ao cemitério.

Chamam-te a bela imperatriz das fátuas,
a déspota, a fatal, o figurino,
E afirmam que és um molde alabastrino,
E não tens coração como as estátuas.

E narram o cruel martirológio
Dos que são teus, ó corpo sem defeito,
E julgam que é monótono o teu peito
Como o bater cadente dum relógio.

Porém eu sei que tu, que como um ópio
Me matas, me desvairas e adormeces
És tão loira e doirada como as messes
E possuis muito amor... muito "amor próprio".



2 comentários:

Janita disse...

Ah...o que eu gosto de César Verde!

Acho que o José já teve o 'privilégio' :) de seguir algumas das minhas publicações a ele dedicadas.

Este belo poema que lhe vou deixar, também já eu o publiquei.
Lembra-se?
-------

Eu, que sou feio, sólido, leal,
A ti, que és bela, frágil, assustada,
Quero estimar-te, sempre, recatada
Numa existência honesta, de cristal.

Sentado à mesa dum café devasso.
Ao avistar-te, há pouco, fraca e loura.
Nesta Babel tão velha e corruptora,
Tive tenções de oferecer-te o braço.

E, quando socorreste um miserável,
Eu que bebia cálices de absinto,
Mandei ir a garrafa, porque sinto
Que me tornas prestante, bom, saudável.

«Ela aí vem!» disse eu para os demais;
E pus-me a olhar, vexado e suspirando,
O teu corpo que pulsa, alegre e brando,
Na frescura dos linhos matinais.

Via-te pela porta envidraçada;
E invejava, - talvez não o suspeites!-
Esse vestido simples, sem enfeites,
Nessa cintura tenra, imaculada.

Ia passando, a quatro, o patriarca.
Triste eu saí. Doía-me a cabeça.
Uma turba ruidosa, negra, espessa,
Voltava das exéquias dum monarca.

Adorável! Tu muito natural,
Seguias a pensar no teu bordado;
Avultava, num largo arborizado,
Uma estátua de rei num pedestal.



Porque hoje é Sábado, deixo um beijinho!

500 disse...

Bem sei que aprecia sobremaneira o Cesário Verde e, sim, recordo já ter publicado alguns dos seus poemas. Não tenho presente que o agora por si transcrito tivesse já sido publicado no seu Cantinho. Até pode ter sido antes de nos "conhecermos", sei lá, pois a minha memória está cada vez mais entupida.
Agora é só aos Sábados! Tomo a devida nota e, assim sendo, retribuo.