domingo, 15 de setembro de 2019

EFEMÉRIDES

Neste dia, em 1765, nasce o grande poeta Bocage mais conhecido pelos sonetos eróticos, de que se dá um exemplo:



II  [SONETO DO EPITAPHIO]

La quando em mim perder a humanidade
Mais um daquelles, que não fazem falta,
Verbi-gratia — o theologo, o peralta,
Algum duque, ou marquez, ou conde, ou frade:

Não quero funeral communidade,
Que engrole "sub-venites" em voz alta;
Pingados gattarrões, gente de malta,
Eu tambem vos dispenso a caridade:

Mas quando ferrugenta enxada edosa
Sepulchro me cavar em ermo outeiro,
Lavre-me este epitaphio mão piedosa:

"Aqui dorme Bocage, o putanheiro;
Passou vida folgada, e milagrosa;
Comeu, bebeu, f...eu sem ter dinheiro".


2 comentários:

Janita disse...

Por isso é que sempre gostei de Bocage.
Sempre se assumiu como o devasso que era.
Como hoje me levantei com a veia em média-alta, :) aqui deixo a minha modesta homenagem ao grande Manuel Maria Barbosa du Bocage.
E faça o favor de sorrir, ao menos,Ok?

---------------

E assim se consagrou como Poeta
Quem nunca camuflou os seus desejos
Aquele que caminhou em linha recta
Por ruelas tortas, alcovas e percevejos…

Então? Gostou? Ehehehe

Beijinhos e bom Domingo.

500 disse...

Não só sorri como ri mesmo. Grande Janita!
bjis.