segunda-feira, 24 de junho de 2019

DIAS NOTÁVEIS



Resultado de imagem para batalha de são mamede





Recorde-se que neste dia, em 1128, ocorreu a Batalha de São Mamede, em que as tropas de Afonso Henriques desbarataram as de sua mãe, Dona Tareja, comandadas pelo galego Conde de Trava.
Aqui nasceu Portugal




Resultado de imagem para santos, são joão



Hoje é Dia de São João
A noitada foi ontem 












2 comentários:

Janita disse...

Para ver como são as coisas...Depois de tantos anos de vida, fiquei a saber que a mãe do nosso primeiro Rei também tinha o nome de Tareja...Benza-o Deus, que o fez tão sabedor, Amigo José!

Beijinho
(Quanto a noitadas, nem ontem e muito menos hoje. :) )

500 disse...

Dona Teresa ou Tareja, em galaico-português, conforme aprendi em tempos idos (nas Crónicas de Fernão Lopes?, não sei já).
Há dias li que o Miguel Esteves Cardoso, em entrevista, afirmou ser muito inteligente e muito bom escritor, entre outras excelências. Também eu posso afirmar que aqui se aprende muito. E se não se sabe, inventa-se ou busca-se.

Noitadas de São João foi chão que deu uvas... Aliás, nunca fui muito adepto de confusões, magotes e atropelos, ainda que na juventude, nalguns anos, tenha frequentado a noitada, diferente do que é hoje, ao que sei. E, mais, fique sabendo que conheci o "inventor" dos martelinhos e deles tive conhecimento em primeira mão.
Beijinho.