quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

CONTRIBUTOS EXTERNOS


£ --- O REI D. CARLOS (1863 -1908)
                                                                                                                         
                                                                                                                               Gil Monteiro*
       
A minha Mãe adorava o rei D. Carlos, tanto como figura morta como viva. Lembrava-se de o ver passar de automóvel e se apear, para saudar a gente da aldeia. Viajava num carro cego, pois da janela da sua velha e humilde Escola Primária, só via passar carroças com burros e machos e, por vezes, os cavalos, arreados dos cavaleiros filhos do Senhor Zeca Moreira, presidente da junta de freguesia.
        Ouvia mais e, outras históricas contadas à lareira ou nas eiras, pela Maria Doutora, mulher do regedor, que sabia ler e escrever!
        Fiquei fã, como agora se diz, do nosso Rei Popular, grande diplomata, apesar do ultrajante ultimato declarado pelas ilhotas do Reino Unido. Atitude repudiada pela maioria dos governantes políticos dos povos civilizados, mesmo indígenas de África e América, acompanhados pelas entidades religiosas dos vários coléricos ou seitas. Até a língua portuguesa, que viria a ser a quinta mais usada pelas comunidades sofreu, e ainda sofre! Valha as sapiências De Camões, Fernando Pessoa... E tantos outros (Mia Couto e Padre António Vieira... Apoetar, como Ary dos Santos tem o Céu livre, onde os sujeitos do ultimato continuam em locais de nojo e náuseas... Hoje, a bela escrita do Padre António Vieira preenche as emendas dos hotéis de luxo de Moçambique, assim as legendas dos produtos das lojas e supermercados, bem escritas em caracteres de Portugal Europeu e, nem sempre, no melhor inglês! A rainha Vitória e seus descendentes devem ainda sofrer nas labaredas!...  
        D. Carlos, estatura roliça e de bigode de artista, era o protótipo dos lusos, mesmo no tom fulvo. Os pelos da barba, principalmente os lábio superior, lembravam a cor dos ouriços maduros dos castanheiros, ou dos medronhos antes de ficarem vermelhos! Os régulos saúdam os seus passos, e compreendem o artista Povo e da Santa Natureza. Foi um grande ictiologista e ornitólogo. Publicou centenas de artigos e gravuras. Como os dinheiros minguavam, com as crises económicas dos cartistas e absolutistas, as despesas do seu barco oceanográfico, passeios nas tapadas para recolha de dados e caçadas eram fornecidas pelos bens pessoais e da Rainha D.ª Amélia. Visitar os museus, onde se observam as obras de arte do monarca, incluído o hotel do Bussaco, sentado a contemplar os bonitos da bela mata, única no Mundo na flora e fauna: os cedros do Líbano e os fetos arbóreos, entre outras plantas aliviam as doenças corporais; fazem ir visitar todo o Bussaco e procurar as centenas de aves (tão bem coloridas) que parecem terminadas de cativar as penas! Falar nas paisagens e anfíbios torna-se supérfluo...
            Vítima de atentado, nem os ramos de flores, oferecidos pelo Povo a Sua Majestade D.ª Amélia, batendo, nos dois regicidas; deste modo, a passagem da carruagem, mesmo no meio de tantos apoiantes da Família Real, nas ruas lisboetas do Terreiro do Paço, conseguindo impedir também a morte de seu filho herdeiro, D. Luís Filipe. Os assassinos Buiça e Costa tiveram arremeto de flores, antes dos enterros!
        Nestes momentos históricos, a alma do Régulo Gungunhana estará muito próxima do Paraíso, cumprindo as magias para poder entrar (!), enquanto o mérito de Sua Majestade Dom Carlos de Bragança roga, no Céu, pelos patrícios lusos de cá e além-mar. Os seus desenhos, escritos e aguarelas levam a mostrar cenas de um País Maravilhoso! Se na vida extraterrena houvesse ceias e após as romarias, possuiria estralejar de foguetes mudos! Só os efeitos luminosos fazem as Festas!
        Nas galáxias as almas, sem carne e ossos, perdidos que foram os sons e sabores, tudo será regido por efeitos iónicos. Supomos que os Anjos e Santos falam e ouvem. Seriam analfabetos forçados!?
        Saudação para três espécies dos afazeres do Rei D. Carlos, avaliados pelos vassalos:
        --- O Popular --- O Artista (cientista) --- O Erudito.


Porto, 17 de dezembro de 2018
        *José Gil Correia Monteiro

Sem comentários: