segunda-feira, 17 de setembro de 2018

EFEMÉRIDES





Neste dia,



em 901, nasce (Abílio Manuel) Guerra Junqueiro, diplomata e poeta português

Morena

Não negues, confessa
Que tens certa pena
Que as mais raparigas
Te chamem morena.

Pois eu não gostava,
Parece-me a mim,
De ver o teu rosto
Da cor do jasmim.

Eu não... mas enfim
É fraca a razão,
Pois pouco te importa
Que eu goste ou que não.

Mas olha as violetas
Que, sendo umas pretas,
O cheiro que têm!
Vê lá que seria,
Se Deus as fizesse
Morenas também!

Tu és a mais rara
De todas as rosas;
E as coisas mais raras
São mais preciosas.

Há rosas dobradas
E há-as singelas;
Mas são todas elas
Azuis, amarelas,
De cor de açucenas,
De muita outra cor;
Mas rosas morenas,
Só tu, linda flor.

E olha que foram
Morenas e bem
As moças mais lindas
De Jerusalém.
E a Virgem Maria
Não sei... mas seria
Morena também.

Moreno era Cristo.
Vê lá depois disto
Se ainda tens pena
Que as mais raparigas
Te chamem morena! 



Resultado de imagem para José Régio

em 1901, nasce José Maria dos Reis Pereira, aliás José Régio, professor, poeta e escritor português


Soneto de amor

Não me peças palavras, nem baladas,
Nem expressões, nem alma... Abre-me o seio,
Deixa cair as pálpebras pesadas,
E entre os seios me apertes sem receio.

Na tua boca sob a minha, ao meio,
Nossas línguas se busquem, desvairadas...
E que os meus flancos nus vibrem no enleio
Das tuas pernas ágeis e delgadas.

E em duas bocas uma língua..., — unidos,
Nós trocaremos beijos e gemidos,
Sentindo o nosso sangue misturar-se.

Depois... — abre os teus olhos, minha amada!
Enterra-os bem nos meus; não digas nada...
Deixa a Vida exprimir-se sem disfarce! 



em 1931, nasce Anne Bancroft, actiz norte-americana

2 comentários:

Janita disse...

Como sabe, adoro Guerra Junqueiro.
Gosto muito desse poema e já o publiquei, creio que ainda não nos conhecíamos.

Outro Poeta que quem gosto muito é José Régio.

Também gosto de Dustin Hoffman, da veterana (à altura ) Anne Bancroft, mas...não vi o filme.
Estou desculpada?

Beijinhos

500 disse...

Sei que gosta de poesia...
Vi o filme, na sua estreia,creio que no extinto Águia d'Ouro (ou terá sido no Batalha?) no Porto.
bjis.