quinta-feira, 28 de setembro de 2017

CONTRIBUTOS EXTERNOS

  GOLFINHOS  

                                                                          Gil Monteiro

São animais muito inteligentes. São meigos e sociais. Brincam com os adultos e com as crianças. Mostram um focinho alongado, parecendo fazer beicinhos, quando brincam. Vivem em grupos. Colaboram tanto na caça como nas atividades aquáticas. Os roazes são parentes próximos, de focinhos mais curtos e mais escuros, onde a boca baixa é mesquinha e também pequena. São muito vorazes.
Os golfinhos, cetáceos espertos, foram utilizados na 2ª guerra mundial como materiais mortíferos, contra as marinhas inimigas. Eram carregados, com bombas, nos combates, principalmente aos submarinos. Foram os primeiros terroristas aquáticos, nos ataques aos cascos de aço dos navios.
Pobres seres! Tão bonitos, capazes de conviverem com os humanos, e tão mal tratados!?
Num naufrágio, um sobrevivente foi salvo, graças à sagacidade de um golfinho, que o arrastou para a praia de areia seca! No regresso ao mar alto saltou, bateu as barbatanas, e disse adeus ao marinheiro, livre de perigo!... O ato tem o seu encantamento!
Tive o privilégio de ser contemplado com o nome mareante golfinho, na primeira passagem da linha do Equador de barco de passageiros. Fui julgado, e sofri tropelias do arco- da- velha. Mas, tive no final um lindo diploma de “nascimento”, com um risonho desenho do animal na capa, e colorido! Passei a ter o cognome de um ser marinho simpático. Alcunha dada no final do julgamento, na linha mágica do Equador!
Aprecio, mas não gosto de tatuagens, mas uma pequena, feita no pé direito, a cores aceitava-a com prazer, do animal mais fino do Mundo!...
Não tardam os dias que as pessoas serão todas tatuadas, inclusive no rosto e mãos. Entretanto, os chips via Internet, já vão sendo gravados na derme e epiderme! Mesmo impressos, os cetáceos dão sorte e ventura.
São de vida limpa e não agressivos.
Nas idas aos zoos marinhos assistimos a espetáculos encantadores desses animais: cabriolas, saltos, meiguices aos tratadores, nadarem de cauda de pé, e darem beijinhos aos assistentes da volta das piscinas, principalmente às crianças!... Vê-los a saltar, para apanharem peixes atirados, é melhor que ir ao circo, onde as feras estão em extinção (!), restando os cavalos, cães e alguns gatos (grandes saltadores).
Os golfinhos são maravilhosos, asseados e dóceis. Apenas os cordeirinhos se assemelham nas meiguices e cooperam nos afagos!
Ser pastor de anhos, nos lameiros e montes, é uma beleza e uma arte. Os atos fornecidos e recebidos são encantadores. Alguns jovens, mesmo com cursos superiores, estão a procurar as serras e as charnecas para vivem, e serem pastore e agricultores!...

José Gil Correia Monteiro



2 comentários:

Janita disse...

Engraçada coincidência. Quando vejo tatuagens nas outras pessoas, penso que se algum dia me desse a maluquice e a coragem para o fazer, seria um pequeno golfinho no tornozelo.
Gostei muito de ler sobre estes simpáticos animais marinhos.
Obrigada!

500 disse...

Com que então, um golfinho no tornozelo!
O autor, o meu Amigo Zé Gil, é entendido em bicharada.