sábado, 18 de julho de 2015

CONTRIBUTOS EXTERNOS


"PorAcasoFoiIdeiaMinha"

Por Antunes Ferreira


Já (quase) todos sabíamos que Pedro Passos, o Coelho, era um mentiroso contumaz. Mas esta questão do fundo de privatizações da Grécia tornou-o ridiculamente obsceno na Europa e no Mundo. Emproado e supostamente importante, o nosso primeiro deu uma imagem fatal dele próprio e de Portugal, ao dizer na segunda-feira, 13 (aziago?) que por acaso a ideia fora dele. Nas redes sociais em especial a Twitter foi a galhofa. Pelos vistos na Ecosfera em particular na Internet, nunca um facto  (alegadamente) português teria originado tanta hilaridade.

Leia-se a imprensa que aproveitou de imediato a calinada mentirosa de Coelho, pois poucas horas depois surgiu a hashtag "PorAcasoFoiIdeiaMinha” e as piadas não pararam de surgir, estando este tópico entre os mais populares do dia no Twitter. "Ir além da Troika” "PorAcasoFoiIdeiaMinha", "Aprovar orçamentos inconstitucionais”  "PorAcasoFoiIdeiaMinha", "A cura para a sida? "PorAcasoFoiIdeiaMinha” ah, mas ainda não descobriram? Não faz mal, quando lá chegarem fui eu", "O 25 de Abril ? "PorAcasoFoiIdeiaMinha", "A Operação Marquês?"PorAcasoFoiIdeiaMinha", "Explicar ao Tsipras como é que se ganha eleições com um programa e no dia seguinte se faz exactamente o contrário "PorAcasoFoiIdeiaMinha"
Desporto, política nacional e internacional ou momentos que marcaram a História - como o 25 de Abril, a chegada do Homem à Lua ou o 11 de Setembro - estão entre as muitas linhas que se têm escrito no Twitter e no Facebook esta segunda-feira. A mentira do nosso primeiro foi de tal dimensão que motivou a perplexidade nos membros do Eurogrupo, que, aliás, nas recentes declarações de Yanes Fakourakis em entrevista a um jornal inglês não existe (quase), pois não tem suporte legislativo nem como recomendação…
Entre nós já se conhecia a “capacidade e facilidade” de Coelho quanto a petas E é conveniente lembrar que está bem acompanhado no primeiro de Abril “quotidiano". Mente o suposto e ainda PR; mente o vice Portas, mentem por ordem aleatória os membros do (des)Governo. Mentir entrou nos hábitos dos Portugueses que inventaram o dito parvo – “não faz mal, estamos em Portugal”. Que é uma adaptação da frase original em que entra Carnaval, e que também se ajusta como uma luva ao nosso país natal que “carnavaleja” durante 365 dias que nos anos bissextos são 366.

Coelho, porém, exagera. Fernando Pessoa escreveu «O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.». Poeta o nosso primeiro? Nem, sequer, sabe rimar, por isso se sente e se refugia num mentiroso compulsivo. Peço perdão ao maior Poeta português por este quase plágio, mas o nosso primeiro mente gradualmente, isto é, em todo o tempo que passa, passa-o a mentir descaradamente. Por mais que lhe contem as mentiras, não dá o braço a torcer, portanto nunca se emenda.
Pelo contrário a múmia de Belém em tempo passado disse a célebre frase que ficou para a estória (atenção não escrevi História): “Eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas”. Basta ver os diplomas que envia ao Tribunal Constitucional para “comprovar” a afirmação. Mesmo que se tente ignorar o cuidado do senhor Silva, o que é verdadeiro é o envio de uma lei para avaliar da sua constitucionalidade. Porém também não se pode ignorar que também o (pouco) Parado afirmou concisamente que : “'Para serem mais honestos que eu têm que nascer duas vezes”. Nem com Cristo aconteceu, mas…
Estava-se neste impasse fui eu ou não fui eu, quando a maldita informação noticiou (quiçá em favor a António Costa que não gostou de ouvir o que ouviu, muito mesmo do que escreveu) que as coisas eram muito diferentes do que anunciara o nosso primeiro com o ênfase que lhe é normal. E desmistificou a afirmação de Coelho, ou seja uma forma politicamente correcta de dizer que ele mentira.


Por acaso, a ideia para o fundo de privatizações da Grécia, o "trust" de 50 mil milhões de euros que vai absorver o espólio que for vendido nos próximos anos, foi ideia do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, revelou Donald Tusk, o presidente do Conselho Europeu. Há dias em que um homem não deve sair de casa – à noite.

1 comentário:

maceta disse...

e com aquela cara de menino de "coiro" vai somando tretas sobre tretas e, imagine-se, tem seguidores em barda ( terá??). Resta saber se são como ele é.