quarta-feira, 16 de junho de 2021

EEMÉRIDES

Neste dia, em 1927, nasce Ariano Suassuna, escritor, poeta e dramaturgo (Auto da Compadecia, entre outros) brasileiro




 

 A mulher e o reino

Com tema do Barroco brasileiro

Ó! Romã do pomar, relva esmeralda
olhos de ouro e azul, minha Alazã!
Ária em forma de Sol, fruto de prata
meu chão, meu anel, Céu da manhã!

Ó meu sono, meu sangue, dom, coragem,
Água das pedras, rosa e belvedere!
Meu candeeiro aceso da Miragem,
Meu mito e meu poder - minha Mulher!

Diz-se que tudo passa e o Tempo duro
tudo esfarela: o Sangue há de morrer!
Mas quando a luz me diz que esse Ouro puro

se acaba por finar e corromper,
Meu sangue ferve contra a vão Razão
E pulsa seu amor na escuridão!


6 comentários:

Janita disse...

É com um inclinar de cabeça,
humildemente e pleno de reconhecimento,
que agradeço o lindo poema
deste fabuloso brasileiro
que agora desconhecia.

Como gosto de saber e tal
saber lugar não ocupa,
pus-me eu a pesquisar
e, adorando o que aprendi
muna-se agora o amigo
de paciência e tempo
para aprender isto comigo:

""A Chegada de Suassuna ao Céu"

Nos planos do firmamento
Jesus concedeu um plano
Queria mostrá um espetáculo
E oferecê ao Soberano
Precisava de um dramaturgo
Pensô logo em Ariano

Mandô do céu um convite
Mas o Ariano não leu
Pois veio noutro idioma
Ele botô num canto e esqueceu
Nem sequer observou
Quem foi Cristo que escreveu
Bom, Jesus sem ter a resposta
Logo torceu o bigode
Sabia que Suassuna
Era teimoso feito um bode
Não atendia Jesus
Oh! meu Deus
Como é que pode?
Bom, perdendo a santa paciência
Apelou pra outro suporte
Pra cumpri essa missão
Ordenô a dona morte
Vá buscá esse escritor
E que a sua foice não perca o corte

A morte veio ao país
Como turista estrangeiro
Achando que o Brasil
Era o Rio de Janeiro
É, no rastro de Suassuna
Sobrô pra Ubaldo Ribeiro

É, depois comparando o Ubaldo
Viu que tinha errado os plano
Nem a image aparecia
Devia sê um engano
Então perguntô ao João
E onde eu acho o Ariano?

O João Ubaldo, coitado
Quase que fica maluco
Naquele susto arretado
E na ponta do cavuco
Gaguejando foi falando
Ele mora em Pernambuco

Xi! danou-se
Diz a dona morte
Dinheiro não tenho mais
Recife fica mais longe
E esse Ariano aí é sagaz
Escapô mais uma vez
Ah! vai ocê mesmo rapaz

Quando chegô lá no céu
Com aquele escritô baiano
Cristo lhe deu uma bronca
Ocê estragô meus planos
Eu pedi um da Paraíba
Você me trouxe um baiano.

E disse já logo emendando
João Ubaldo é talentoso
Porém não escreve tudo
Viva o povo brasileiro
É sua obra de estudo
Mas eu quero é uma peça de humor
Que o céu tá muito sisudo

Foi consultá os arquivos
Pra ressuscitá o João
Mas achô desnecessário
Pois já era ocasião
Dele também prestá conta
Aqui na santa mansão

Dona morte então foi pro Recife
E ficô lá de plantão
Na porta do Ariano
Com sua foice e um arpão
Foi resmungando
Quarqué hora ele cai na minha mão.


(continua)

Janita disse...

E disse já logo emendando
João Ubaldo é talentoso
Porém não escreve tudo
Viva o povo brasileiro
É sua obra de estudo
Mas eu quero é uma peça de humor
Que o céu tá muito sisudo

Foi consultá os arquivos
Pra ressuscitá o João
Mas achô desnecessário
Pois já era ocasião
Dele também prestá conta
Aqui na santa mansão

Dona morte então foi pro Recife
E ficô lá de plantão
Na porta do Ariano
Com sua foice e um arpão
Foi resmungando
Quarqué hora ele cai na minha mão.


Um anjinho de recado
Foi chamá o Soberano, dizendo
Agora o Senhor vai concretizá seu plano
São Pedro tá lá na porta recebendo o Ariano
Jesus saiu apressado
Apertando o nó da manta e disse
Vô me lembrá dessa data como santa
A arte de Ariano
Em toda parte ela encanta.

Logo chegô uns companheiro
Com um chapelão de paia assim
Chegô Ascenso Ferreira
O grande Câmara Cascudo
Zé Pacheco e Zé Limeira
João Firmino Cabral
Foi engrossando a fileira

E o próprio João Ubaldo Ribeiro
Que tinha ido por engano
Veio de braços aberto
Pra abraçá Ariano
E Suassuna falô, o João
Morrê não tava em meus plano

Depois chegô Jorge Amado
O ator Paulo Goulart
Veio também Chico Anísio
E começô a contá
Um causo muito engraçado
Descontraindo o lugá.

Por fim chegô Jesus Cristo
Com seu rosto bronzeado
Veio de braços abertos
Suassuna todo emocionado
Disse assim, ê Seu Mestre
O resto é papo furado

Suassuna que na vida
Sonhou em ser imortal
Entrô pra Academia
Mas percebeu afinal
Que imortal é a vida
No plano celestial

Jesus explicô seu plano
De fazê uma companhia
É, de teatro
E ele era o escritor que Ele queria
Pra escrevê suas peças
Enchendo o céu de alegria.

Nisso Ariano responde
Sinhô, eu me sinto honrado
Porém escrevê uma obra
É certo isto demorado
Às vez gasto dez ano
Pra obtê resultado

Nisso Jesus gargalhou
E disse, fique à vontade
Tempo aqui não é problema
Estamos na eternidade
E você pode criá
Na maior tranquilidade

Um home piquinininho
Com um chapeuzinho banzêro
Com um singelo instrumento
Tocô um coco ligeiro
Falando da Paraíba
Era o Jackson do Pandeiro.

Logo chegô Luiz Gonzaga
Lindu do Trio Nordestino
E apontô Dominguinhos
Junto a José Clementino
E o grande Humberto Teixeira
Raul, Zé Marcolino

Depois chegô Marinês
Com Abdias do lado assim
E Waldick Soriano
Com o vozeirão empostado
Cantando assim
"Eu não sou cachorro não"
É, como sempre apaixonado

Veio então Silvio Romero
Com Catulo da Paixão
Suassuna, aí
Aí chegô as lágrima de emoção
Porque o Catulo com seu pinho
Sabe o que cantô? "Luar do Sertão".

É, Leandro Gomes de Barros
Junto a Leonardo Mota
Chegô Juvenal Galeno
Otacílio Patriota
Até Rui Barbosa veio
Com o título de poliglota

Chegô Regina Dourado
Tocada de emoção
Juntinho de Ariano
Veio e beijô sua mão e disse
Na sua peça
Eu quero participação
Ariano então dedicou-se
Àquele projeto novo
E ao concluir sua peça
Jesus deu o seu aprovo
E a peça foi ensaiada, encenada
Finalmente para o povo.

Ariano foi Quixote
E lutô de alma pura
Contra a arte descartável
Vestiu a sua armadura
Em qualquer dia do ano
Eu digo
Viva Ariano Suassuna
Padroeiro da cultura.


😊

Se quiser ver mais, veja o vídeo, sff.

https://www.youtube.com/watch?v=C4A1oU1EmUM

*que até agora desconhecia.
quis eu dizer ali em cima.

" R y k @ r d o " disse...

Não conhecia nada deste poeta. Gostei muito do seu poema

Cumprimentos

500 disse...

Cum caraças! Bela estória. Quem é o autor? Hei de ver o vídeo logo que possível.

500 disse...

Já vi o vídeo e há por lá mais, um dos quais é de um tal Rolando Boldrin, que não conheço.
Muito agradecido.
(Há um novo postal, dedicado ao David Mourão Ferreira)
Bjis.

500 disse...

Ricardo: eu conhecia já alguns poemas deste autor, que são uma delícia.