domingo, 6 de outubro de 2019

EFEMÉRIDES



Neste dia, em 1999, ia eu pela Serra do Caldeirão a caminho de Tavira, quando tive a notícia da morte de Amália Rodrigues
No centro da cidade ouviam-se os fados da Diva

6 comentários:

Janita disse...

Lembro-me bem da data, mas não de como recebi a notícia.
O vídeo tem fotos muito bonitas e, quiçá, inéditas, da nossa Diva.
O Fado, não é o que mais gosto.

Quando, há uns anos, entrei naquela que foi a sua residência em Lisboa, transformada em Museu, senti uma comoção muito forte quando entrei na sala, tão conhecida de todos nós; os arranjos florais, os azulejos à portuguesa, onde tantas vezes Amália foi entrevistada e aconteceram as tertúlias de que tanto gostava. Foi mesmo emocionante ver os seus objectos pessoais, ali tão perto.

Gostei que a tivesse recordado.

Um beijinho

500 disse...

Não recordar a Amália seria imperdoável, goste-se ou não de fado (não sou fanático) e da pessoa.
Mas, dela, só comecei a gostar verdadeiramente quando "entrou em campo" o Alain Oulman e os poetas David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Melo, Camões e outros, sem prejuízo de alguns dos fados mais antigos me agradarem ainda hoje.
Nunca a vi ao vivo.
De facto, o fado publicado não é o mais entusiasmante, mas foi o que estava mais à mão, parafraseando um comentador de futebol de há anos em que dizia que o jogador em questão chutou com o pé que estava mais à mão...
Não me diga que não gostou desta!
Agora vou ver como estão os resultados das eleições.
2

Janita disse...

Gostei, gostei até muito...O pé que está mais à mão tem peso, tem...

E então? O que me diz dos resultados eleitorais?

500 disse...

O vencedor parece estar encontrado, agora vamos ver o que daí resulta, até porque os mandatos ainda não estão todos atribuídos e, talvez por isso, o Costa ainda nada disse. O que me espanta e dá vontade de rir é que o Tino do RIR ainda teve bastantes votos, talvez mesmo mais do que Santana Lopes, veja só.
Vou continuar a ver o assunto.
E, já agora: gostou dos resultados, tal como se apresentam até agora?
bji

Janita disse...

Mais valia o Santana Lopes ter ficado quietinho onde estava. Meteu dó vê-lo vaguear quase só. Isto, do nosso panorama político, está uma tristeza, um desânimo.

Nem por isso... :(

500 disse...

Tristeza, desânimo? Olhe que não, olhe que não, como dizia o camarada Álvaro. Isto está cada vez mais animado, com o PAN a obter 4 mandatos e o chega pra lá um. O Lopes, coitado, ainda não deve ter percebido o que lhe aconteceu; e já nem tem a Santa Casa para se abrigar. Talvez o frade Melícias (bom e santo Homem, como é sabido) o acolha no Montepio, sei lá.
Fique a saber que um dos meus "passatempos" preferidos é votar, seja no que for, e nunca fico zangado com os resultados. O Povo é quem mais ordena e pronto.
bji