quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

EFEMÉRIDES

Neste dia, em 1805, nasce Bocage, poeta português




Camões, grande Camões, quão semelhante
Acho teu fado ao meu quando os cotejo!
Igual causa nos fez perdendo o Tejo
Arrostar co sacrílego gigante:

Como tu, junto ao Ganges sussurrante
Da penúria cruel no horror me vejo;
Como tu, gostos vãos, que em vão desejo,
Também carpindo estou, saudoso amante:

Lubíbrio, como tu, da sorte dura,
Meu fim demando ao Céu, pela certeza
De que só terei paz na sepultura:

Modelo meu tu és... Mas, ó tristeza!...
Se te imito nos transes da ventura,
Não te imito nos dons da natureza.

2 comentários:

Janita disse...

Gosto da poesia de Bocage.
Se ele não for muito desbocado,
até dos seus poemas eróticos gosto.
A escolha - entre o espólio enorme que nos deixou - é que poderia ter sido um bocadinho melhor, oh José!

Um beijinho, neste primeiro dia de Inverno. :)

500 disse...

Estive tentado em publicar uma daqueles, de um livrinho que tenho aqui à mão, mas contive-me e decidi publicar um mais neutro. Fica para uma próxima, valeu?
2